top of page

[PT-BR] Raspberry Pi + Blynk: Acionamento de carga AC (Automação Residencial com Smartphone)

Este post visa ensinar os passos iniciais em automação residencial via smartphone, utilizando uma Raspberry Pi com aplicativo Blynk para acionamento de cargas AC (lampadas, tomadas, ventiladores, eletrodomésticos e etc).

Para desenvolvedores de hardware que não querem por a mão em desenvolvimento de aplicativo de celular, nem banco de dados na nuvem (ou não tem a experiência para tal), o aplicativo Blynk é uma mão na roda para focarmos apenas no hardware que queremos controlar remotamente.

Para maiores detalhes sobre o aplicativo Blynk, acesse o site https://blynk.cc. O aplicativo Blynk é compatível com uma pancada de placas diferentes (Arduino, Raspberry Pi entre outras) e quando devidamente compilado e executado ele dá acesso direto aos pinos da placa processadora via o aplicativo.

Desta forma segue arquitetura da solução que iremos montar para acionamento de cargas AC, utilizando um raspberry Pi 3 B (com conexão wifi) e um relé simples para acionamento de uma lâmpada incandescente.

Arquitetura da solução automatização residencial blynk raspberry pi 3

Na figura acima é ilustrado a arquitetura da solução descrita neste post. Os seguintes passos deverão ser realizados para atingirmos este objetivo:

A) Instalar e configurar Blynk APP no smartphone;

B) Montar o micro SD-Card com o linux (Raspbian lite) para raspberry pi 3;

C) Configurar do linux na Raspberry Pi (configurações de segurança e do aplicativo Blynk);

D) Montar hardware e demonstrar funcionamento da automação residencial com blynk e raspberry pi 3.

Neste post irei mostrar todo o caminho: Instalação e configuração do Blynk, Instalação e configuração do linux no raspberry Pi, Montagem de hardware, Demonstração de teste.

A) Instalação e configuração do Blynk APP no smartphone

Nesta seção mostro o passo-a-passo necessário para realizar a instalação do aplicativo Blynk, e configuração de um botão na interface gráfica do mesmo para interagir com o raspberry pi que será configurado nos próximos passos.

Segue abaixo ilustrado no slideshow o passo-a-passo para criação de conta e configuração da interface gráfica para interagir com a placa raspberry pi 3.

Após concluir a configuração da interface gráfica no aplicativo Blynk, visualize em sua caixa de email a chave de autenticação Blynk (ilustrado abaixo), guarde essa chave para configurar a mesma no aplicativo a ser compilado e rodado dentro da raspberry pi 3.

B) Montando o micro SD-Card com o linux (Raspbian lite) para raspberry pi 3

Nesta seção ao invés de descrever todos os passos necessários para montagem do micro sd-card com o sistema Raspbian lite para ser rodado pela placa raspberry pi 3, segue um video que fiz sintetizando todos os passos para tal montagem (quatro minutos e vinte e nove segundos, 4:29). Sugiro dar pausa ao longo do procedimento para que você possa ir acompanhando passo-a-passo.

C) Configuração do linux na Raspberry Pi (configurações de segurança e do aplicativo Blynk)

Com o micro SD-card adequadamente montado e instalado na raspberry pi 3 (como demonstrado no video anterior), devemos ligar o raspberry pi 3 em uma tv (com cabo hdmi) e ligar um teclado na USB da raspberry pi 3 (pluguei um teclado abnt-2 pt-br), como ilustrado abaixo.

A partir deste ponto devemos executar um conjunto de comandos para tornar a raspberry pi mais segura e configura-lá para rodar o aplicativo blynk. Em resumo os comandos executados devem executar as seguintes ações:

1) Configuração do teclado abnt2 pt-br;

2) Mudança da senha padrão de usuário e sudo;

3) Requisitar a senha de sudo sempre que o comando for executado;

4) Configuração da rede sem fio;

5) Instalação da biblioteca wiringpi;

6) Clone do repositorio git do blynk para raspberry pi

7) Compilação do aplicativo blynk para raspberry pi

8) Execução do aplicativo blynk para raspberry pi

9) Inclusão da chamada ao aplicativo blynk automaticamente durante a inicialização do raspberry pi (rc.local)

Os comandos a serem executados são demonstrados passo-a-passo no vídeo abaixo (nove minutos e cinquenta e oito segundos, 9:58).

D) Montagem de hardware e demonstração final da automação residencial com blynk e raspberry pi 3

O conceito do hardware é bastante simples. Utilizamos um módulo relé 5V (R$ 4 no mercado livre), onde o mesmo é alimentado pela placa raspberry pi (5V e GND) e o sinal de controle é ligado em um GPIO da raspberry (GPIO26). A parte de alta tensão (AC 110) tem sua fase ligada no pino comum do relé, e o retorno ligado na tomada a qual queremos controlar a carga. A ligação do neutro se dá diretamente na tomada a qual queremos controlar a carga.

Segue abaixo o diagrama esquemático do hardware montado para controle de cargas AC por meio do raspberry pi 3 controlado pelo aplicativo Blynk.

Detalhes das ligações do relé na raspberry pi 3 ilustrados abaixo

Para concluir o post, segue abaixo o video final de demonstração da automatização residencial com aplicativo Blynk controlando raspberry pi 3.

Espero que tenham curtido.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page